Descrição Geral:

Dentre as particularidades que encantam o mundo quando se pensa, alhures, no Brasil, está a criatividade e a riqueza artística de seu povo. Da ginga e do improviso no futebol, até sua rica e diversa culinária, passando pelo perfil fortemente cosmopolita de sua arte, misturando elementos afro-brasileiros, indígenas e das tradições oriundas do mundo do atlântico norte, o Brasil tem em sua capacidade criativa e artística um dos dons para servir na criação de Deus.

Porém, como a comunidade cristã nacional, principalmente em sua crescente expressão evangélica, pode auxiliar na compreensão deste rico legado nacional? Haveria como cristãos acessarem a partir de sua fé este rico legado criativo nacional e cooperarem para afirmar e potencializar o mesmo? Como a teologia e uma teoria estética cristã podem auxiliar na incorporação do elemento criativo brasileiro em nossas vidas e nossas produções culturais e artísticas? Quais seriam os afluentes que alimentam o rio da criatividade nacional responsável pela criação de artefatos artísticos únicos no mundo? Como o legado criativo indígena e afro-brasileiro podem nos auxiliar na compreensão e incorporação da vida imaginativa cristã e nacional? O que personagens tão distantes como Mário de Andrade, Albert Eckhout, Jean-Baptiste Debret, Aleijadinho, Pixinguinha e Hélio Oiticica podem nos ensinar sobre a imaginação brasileira? Como cristãos podem se apropriar da riqueza artística nacional para cultivar uma espiritualidade enriquecida pelas dádivas do Criador distribuídas em nosso solo e história?

               Conteúdo Programático:

- O Brasil em Uma Teologia da Nação

- Teoria Estética Cristã e Realidade Brasileira

- Acessando o Barroco e o Rococó Brasileiros

- As Transformações Estéticas do Classicismo Brasileiro

- O Modernismo Brasileiro como Busca e Reflexo de uma Nação

- Compreendendo e Avaliando a Arte Contemporânea Brasileira

- Construindo Pontes Criativas (Estuário Cultural)

- O Vermelho e o Negro como Nossas Cores

                          Público Alvo:

Cristãos em geral que tenham interesse nas artes e desejem  relacionar espiritualidade cristã e realidade nacional. Artistas e estudiosos das artes e das peculiaridades e desafios da cultura nacional.

Depoimentos: Cidade à Vista

“Este foi curso (O Cristão e a Arte) foi uma das melhores coisas que já fiz, uma experiência rica em conhecimento tanto no universo da arte quando da cosmovisão cristã aplicada a elas (...) Rodolfo Amorim é uma mente brilhante que tem a capacidade de apresentar temas difíceis de modo acessível; e Marcos Almeida nos oferece um pouco de sua experiência e percepções como artista.” Zé Bruno – Entre Amigos

“O curso (O Cristão e a Arte) abrange muito do que todo cristão envolvido com trabalhos criativos deve saber. É obrigatório, pois eleva a discussão do tema a um patamar crucial. Kuyper, Dooyeweerd e Seerveld são apresentados com qualidade belíssima e relacionados com outros grandes autores da história. Com um arcabouço de referências vasto, dará certamente a todo artista a visão necessária para continuar produzindo e criando de maneira fiel.” Guilherme Iamarino – Projeto Sola